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Regras básicas

Condições de vitória

Os jogadores possuem pontos de vida abreviados LPs, para medir a "vida" do jogador, que significa o quanto resta do mesmo (o número oficial é 8000, embora série sejam vistos 4000 em alguns torneios, ou 2000). O jogador perde se seus pontos de vida chegarem a zero.

O jogador também perde se seu baralho (ou Deck) não tiver mais nenhuma carta disponível quando ele fizer seu saque (ou "draw").

Cartas

Os jogadores usam cartas que simbolizam criaturas e efeitos, existem três categorias com definições diferentes:

  • Monster Cards - Monstros - são as cartas que o jogador utiliza primariamente para reduzir os LPs do oponente. Cada uma delas possui um número de pontos de ataque (ATK) e defesa (DEF), que são usados no cálculo de dano aos LPs. Se duas cartas de monstros batalham entre si, se o ATK de uma delas for maior do que o ATK da outra, a diferença entre os dois valores é descontada dos LPs do dono da carta de menor ATK. Alguns monstros possuem habilidades especiais, que são efeitos que permitem alteração nas condições de batalhoas: anulação de ataques, mágicas, armadilhas, destruição e remoção de cartas, aumento condicional de ATK ou DEF, entre outras ações. Os monstros também possuem Atributos (fogo, vento, água, terra, luz e trevas) e tipos (Guerreiros, Magos, Pyros, Demônios, Anjos, Máquinas etc.), o que interfere na sinergia entre eles e suas cartas de suporte (ver abaixo). Existem vários tipos de Monstros:

- Normais (possuem borda amarelada, sem nenhum efeito adicional)

- De Efeito (possuem borda laranja, possuem ações que interferem na partida)

- Rituais (possuem bordas azuis, necessitam de uma carta específica e o descarte de Monstros cuja contagem de estrelas seja igual ou superior o nível (as estrelas) que o Ritual contém)

- Synchros (possuem borda branca, são semelhantes aos Rituais mas não precisam de cartas mágicas, os monstros devem estar em jogo e um deles deve possuir o tipo "Tuner", sendo o nível de ambos somados igual a do monstro Synchro chamado)

- Fusões (possuem borda púrpura, são invocadas através das cartas "Polimerização", "Fusão das Trevas", "Fusão Futura", "Invocador de Ilusões", entre outras; necessitam de cartas específicas na mão ou em jogo para serem ativadas)


  • Spell Cards - Mágicas - São cartas de suporte que têm vários tipos de ações diferentes, como aumentar ou reduzir pontos de ATK/DEF, anular ataques ou defesas, proteger criaturas, remover cartas do jogo ou recuperar cartas do Cemitério ou do Deck. Todas elas têm a borda esverdeada, e não possuem pontos de ATK/DEF como as cartas de monstro. São divididas em:

- Normal Cards

- Quick-Play (podem ser ativadas a qualquer hora do jogo)

- Continuous (permanecem no campo após sua utilização, até serem anuladas)

- Field Spells (semelhante às Continuous, podem afetar todas as cartas no campo, mas ocupam espaço específico)

- Equip Spells (que são anexadas a uma carta de Monstro, dando habilidades especiais a ele)

- Ritual Spells (usadas para invocar Monstros de Ritual)


  • Trap Cards - Armadilhas - São cartas de suporte com o objetivo básico de surpreender o oponente. São postas inicialmente viradas com a face do desenho para baixo ("face-down"), e são ativadas na hora em que ocorrer alguma ação específica (seja invocação de uma Monster Card, ativação de uma Spell Card ou outra Trap Card). Todas as Armadilhas têm a borda púrpura, e são divididas em:

- Normal Traps

- Counter Traps (usadas em resposta a outra Trap ou Spell)

- Continuous Traps (que permanecem no campo até serem anuladas)

Raridade das cartas

Comum

A carta não tem nenhum brilho, destaque de nome ou similar. Sua chance de encontar em algum booster pack é de

Rara

A carta apresenta o nome dela em letras prateadas. Sua chance de encontrar em algum booster pack é de

Super rara

A carta apresenta sua figura foil (brilhante). Sua chance de encontrar em algum booster pack é de .

Ultra rara

A carta apresenta o nome dela em letras douradas e tem ilustração foil. Sua chance de encontrar em algum booster pack é de .

Rara Ultimate

A carta apresenta seu nome em letras douradas a sua figura e seu atributo são foils.

Rara secreta

A carta apresenta seu nome em letras prateadas e tem um brilho parecido com riscos coloridos.

Baralho

O baralho (deck) deve conter de 40 cards no mínimo ,e limite de 60 (Atualmente), 15 cartas em um baralho auxiliar (side-deck) e um baralho extra, com até 15 cartas, contendo todas as suas fusões e synchros. As cartas, no geral, estão limitadas a 3 cópias por deck, porém há algumas que podem ter apenas 1 (limited) ou 2 (Semi-Limeted), há também as cartas proibidas, que não podem existir nenhuma no deck.

Relação de cartas limitadas do formato tradicional

Estas cartas nao estão datadas por isso não são validas para este mês em diante

Cartas limitadas

Você pode utilizar somente um destes cards no seu Deck, Deck de Fusão e Side Deck combinados.

Tipo de Carta Nome da Carta Mudanças

Effect/Monster BLACK LUSTER SOLDIER - ENVOY OF THE BEGINNING
Effect/Monster BREAKER THE MAGICAL WARRIOR
Effect/Monster CARD TROOPER
Effect/Monster CHAOS EMPEROR DRAGON - ENVOY OF THE END
Effect/Monster CHAOS SORCERER Proíbida --> Limitada
Effect/Monster CYBER DRAGON
Effect/Monster CYBER-STEIN
Effect/Monster D. D. WARRIOR LADY
Effect/Monster DANDYLION
Effect/Monster DARK ARMED DRAGON Semi-Limitada --> Limitada
Effect/Monster DARK MAGICIAN OF CHAOS
Effect/Monster DESTINY HERO - DISK COMMANDER
Effect/Monster ELEMENTAL HERO STRATOS
Effect/Monster EXODIA THE FORBIDDEN ONE
Effect/Monster FIBER JAR
Effect/Monster GLADIATOR BEAST BESTIARI Nova; Limitada
Effect/Monster GORZ THE EMISSARY OF DARKNESS
Effect/Monster MAGICAL SCIENTIST
Effect/Monster MAGICIAN OF FAITH
Effect/Monster MAKYURA THE DESTRUCTOR
Effect/Monster MARSHMALLON
Effect/Monster MEZUKI Nova; Limitada
Effect/Monster MORPHING JAR
Effect/Monster NEO-SPACIAN GRAND MOLE
Effect/Monster NIGHT ASSAILANT
Effect/Monster PLAGUESPREADER ZOMBIE Nova; Limitada
Effect/Monster SANGAN
Effect/Monster SINISTER SERPENT
Effect/Monster SNIPE HUNTER
Effect/Monster SPIRIT REAPER
Effect/Monster TREEBORN FROG
Effect/Monster TRIBE-INFECTING VIRUS
Effect/Monster TSUKUYOMI
Effect/Monster VICTORY DRAGON
Effect/Monster WITCH OF THE BLACK FOREST
Effect/Monster YATA-GARASU
Fusuion/Monster THOUSAND-EYES RESTRICT
Monster LEFT ARM OF THE FORBIDDEN ONE
Monster LEFT LEG OF THE FORBIDDEN ONE
Monster RIGHT ARM OF THE FORBIDDEN ONE
Monster RIGHT LEG OF THE FORBIDDEN ONE
Synchro/Monster GOYO GUARDIAN Nova; Limitada
Spell BUTTERFLY DAGGER - ELMA
Spell CHANGE OF HEART
Spell CONFISCATION
Spell DARK HOLE
Spell DELINQUENT DUO
spell monter rebonSpell DIMENSION FUSION
Spell GRACEFUL CHARITY
Spell HARPIE'S FEATHER DUSTER
Spell LAST WILL
Spell METAMORPHOSIS
Spell MIRAGE OF NIGHTMARE
Spell PAINFUL CHOICE
Spell POT OF GREED
Spell PREMATURE BURIAL
Spell RAIGEKI
Spell SNATCH STEAL
Spell ADVANCED RITUAL ART
Spell BRAIN CONTROL
Spell CARD DESTRUCTION
Spell CARD OF SAFE RETURN Semi-Limitada --> Limitada
Spell EMERGENCY TELEPORT Nova; Limitada
Spell FISSURE
Spell FUTURE FUSION
Spell GIANT TRUNADE
Spell HEAVY STORM
Spell LEVEL LIMIT - AREA B
Spell LIMITER REMOVAL
Spell MEGAMORPH
Spell MONSTER GATE
Spell MONSTER REBORN
Spell MYSTICAL SPACE TYPHOON
Spell OVERLOAD FUSION
Spell REASONING
Spell REINFORCEMENT OF THE ARMY Nova; Limitada
Spell SCAPEGOAT
Spell SMASHING GROUND
Spell SWORDS OF REVEALING LIGHT
Spell UNITED WE STAND
Spell THE FORCEFUL SENTRY
Trap CALL OF THE HAUNTED
Trap EXCHANGE OF THE SPIRIT
Trap IMPERIAL ORDER
Trap LAST TURN
Trap RING OF DESTRUCTION
Trap TIME SEAL
Trap CEASEFIRE
Trap CRUSH CARD VIRUS
Trap GRAVITY BIND
Trap MAGIC CYLINDER
Trap MIRROR FORCE
Trap OJAMA TRIO
Trap RETURN FROM THE DIFFERENT DIMENSION
Trap THE TRANSMIGRATION PROPHECY
Trap TORRENTIAL TRIBUTE
Trap TRAP DUSTSHOOT
Trap WALL OF REVEALING LIGHT

Cartas Semi-Limitadas

Você pode utilizar somente dois destes cards no seu Deck, Deck de Fusão e Side Deck combinados.

Tipo de Carta Nome da Carta Mudanças

Effect/Monster DESTINY HERO - MALICIOUS Nova; Semi-Limitada
Effect/Monster GOBLIN ZOMBIE Nova; Semi-Limitada
Effect/Monster GREEN BABOON, DEFENDER OF THE FOREST Limitada → Semi-Limitada
Effect/Monster JUDGMENT DRAGON
Effect/Monster MASK OF DARKNESS
Effect/Monster NECROFACE
Effect/Monster RAIZA THE STORM MONARCH Limitada → Semi-Limitada
Effect/Monster RESCUE CAT
Effect/Monster SUMMONER MONK Nova
Spell ALLURE OF DARKNESS Nova; Semi-Limitada
Spell CHAIN STRIKE
Spell DESTINY DRAW Nova; Semi-Limitada
Spell FOOLISH BURIAL
Spell GOLD SARCOPHAGUS Limitada → Semi-Limitada
Spell MAGICAL STONE EXCAVATION
Trap MIND CRUSH Limitada → Semi-Limitada
Trap ULTIMATE OFFERING Limitada → Semi-Limitada

Cartas Sem Limites

Tipo de Carta Nome da Carta Mudanças

Effect/Monster MANTICORE OF DARKNESS Semi-Limitada → Sem Limite
Effect/Monster PHANTOM OF CHAOS Semi-Limitada → Sem Limite
Effect/Monster TWIN-HEADED BEHEMOTH Limitada → Sem Limite
Spell BOOK OF MOON Semi-Limitada --> Sem Limite
Spell NOBLEMAN OF CROSSOUT Semi-Limitada --> Sem Limite

Relação de cartas limitadas e proíbidas do formato avançado

Lista de Cards Limitados e Proibidos (Em efeito a partir de 1° de Março de 2009)

Cartas limitadas

Você pode utilizar somente um destes cards no seu Deck, Deck de Fusão e Side Deck combinados.

Tipo de Carta Nome da Carta Mudanças

Effect/Monster [BREAKER THE MAGICAL WARRIOR] [1]
Effect/Monster CARD TROOPER
Effect/Monster CHAOS SORCERER Proíbida-->Limitada
Effect/Monster CYBER DRAGON
Effect/Monster D. D. WARRIOR LADY
Effect/Monster DANDYLION
Effect/Monster DARK ARMED DRAGON Semi-limitada-->Limitada
Effect/Monster ELEMENTAL HERO STRATOS
Effect/Monster EXODIA THE FORBIDDEN ONE
Effect/Monster GLADIATOR BEAST BESTIARI Nova; Limitada
Effect/Monster GORZ THE EMISSARY OF DARKNESS
Effect/Monster MARSHMALLON
Effect/Monster MEZUKI Nova; Limitada
Effect/Monster MORPHING JAR
Effect/Monster NEO-SPACIAN GRAND MOLE
Effect/Monster NIGHT ASSAILANT
Effect/Monster PLAGUESPREADER ZOMBIE Nova; Limitada
Effect/Monster SANGAN
Effect/Monster SNIPE HUNTER
Effect/Monster SPIRIT REAPER
Effect/Monster TREEBORN FROG
Synchro/Monster GOYO GUARDIAN Nova; Limitada
Monster LEFT ARM OF THE FORBIDDEN ONE
Monster LEFT LEG OF THE FORBIDDEN ONE
Monster RIGHT ARM OF THE FORBIDDEN ONE
Monster RIGHT LEG OF THE FORBIDDEN ONE
Spell ADVANCED RITUAL ART
Spell BRAIN CONTROL
Spell CARD DESTRUCTION
Spell CARD OF SAFE RETURN Semi-limitada-->Limitada
Spell EMERGENCY TELEPORT Nova; Limitada
Spell FISSURE
Spell FUTURE FUSION
Spell GIANT TRUNADE
Spell HEAVY STORM
Spell LEVEL LIMIT - AREA B
Spell LIMITER REMOVAL
Spell MEGAMORPH
Spell MONSTER GATE
Spell MONSTER REBORN
Spell MYSTICAL SPACE TYPHOON
Spell OVERLOAD FUSION
Spell REASONING
Spell REINFORCEMENT OF THE ARMY Nova; Limitada
Spell SCAPEGOAT
Spell SMASHING GROUND
Spell SWORDS OF REVEALING LIGHT
Spell UNITED WE STAND
Trap CEASEFIRE
Trap CRUSH CARD VIRUS
Trap GRAVITY BIND
Trap MAGIC CYLINDER
Trap MIRROR FORCE
Trap OJAMA TRIO
Trap RETURN FROM THE DIFFERENT DIMENSION
Trap THE TRANSMIGRATION PROPHECY
Trap TORRENTIAL TRIBUTE
Trap TRAP DUSTSHOOT
Trap WALL OF REVEALING LIGHT


trap destroying virus/>trap espadas luz reveladora

Cartas Semi-Limitadas

Você pode utilizar somente dois destes cards no seu Deck, Deck de Fusão e Side Deck combinados.

Tipo de Carta Nome da Carta Mudanças

Effect/Monster DESTINY HERO - MALICIOUS Nova; Semi-limitada
Effect/Monster GOBLIN ZOMBIE Nova; Semi-limitada
Effect/Monster GREEN BABOON, DEFENDER OF THE FOREST Limitada-->Semi-limitada
Effect/Monster JUDGMENT DRAGON
Effect/Monster MASK OF DARKNESS
Effect/Monster NECROFACE
Effect/Monster RAIZA THE STORM MONARCH Limitada-->Semi-limitada
Effect/Monster RESCUE CAT
Effect/Monster SUMMONER MONK Nova
Spell ALLURE OF DARKNESS Nova; Semi-limitada
Spell CHAIN STRIKE
Spell DESTINY DRAW Nova; Semi-limitada
Spell FOOLISH BURIAL
Spell GOLD SARCOPHAGUS Limitada-->Semi-limitada
Spell MAGICAL STONE EXCAVATION
Trap MIND CRUSH Limitada-->Semi-limitada
Trap ULTIMATE OFFERING Limitada-->Semi-limitada

Cartas Sem Limites

Tipo de Carta Nome da Carta Mudanças

Effect/Monster MANTICORE OF DARKNESS Semi-Limitada --> Sem Limite
Effect/Monster PHANTOM OF CHAOS Semi-Limitada --> Sem Limite
Effect/Monster TWIN-HEADED BEHEMOTH Limitada --> Sem Limite
Spell BOOK OF MOON Semi-Limitada --> Sem Limite
Spell NOBLEMAN OF CROSSOUT Semi-Limitada → Sem Limite

Cartas de Deuses Egipcios

Estas cartas não podem ser utilizadas num duelo por serem extremamente especiais com mais de 5 efeitos que nao vem escrito nas cartas .

  • Obelisk the Tormentor
  • Slifer the Sky Dragon
  • The Winged Dragon of Ra


Bom os deuses estão saindo agora para serem utilizados visto que as novas cartas abriram espaço para haver competição junto aos deuses egipicios. Vemos a a versão inglesa de :

  • Obelisk the Tormentor


saindo e pronta para ser usada em duelos.

cartas novas:


semi-limitada :

Effect/Monster BLADE OF WARRIOR ATK: 200 DEF: 300

limitada:

Spell ENERGY BOMBEffect/Monster WARRIOR # 1 ATK : 3500 DEF : 0Monster WARRIOR # 2 ATK : 2100 DEF : INFINITOEffect/Monster WARRIOR # 3 ATK : 4000 DEF : 0TRAP WALL OF SOND

Regras

Regras gerais do jogo

  • Ganha quando seu oponente perde todos os Life points.
  • O deck (baralho) deve conter entre 40 e 60 cartas.
  • Cada jogador começa com 8000 Life Points atualmente.
  • Perde o jogador que não puder sacar mais cartas do baralho.
  • Comece com 5 cartas e o máximo deve ser 6 em sua mão.
  • Só podera haver 3 cartas com mesmo nome em seu deck.
  • Pode ser criado um Side Deck com 15 cartas que não contam no seu deck, pode-se fazer uma troca de cartas entre os duelos, mas ao final da troca devera haver as 15 cartas no Side Deck.
  • Pode-se baixar um monstro por rodada excluindo monstros de invocação especial, sua invocação é ilimitada. Cartas mágicas e armadilhas podem ser baixadas até atingir o limite no campo Que são 5 cartas desse tipo.
  • As Regras de invocação normal são baseadas nas estrelas. Aplicam-se da seguinte forma:

Até 4 estrelas pode ser invocada ou baixada normalmente, 5 e 6 estrelas pode ser invocada ou baixada tributando (sacrificando) 1 monstro, de 7 até 9 estrelas pode ser invocada ou baixada tributando (sacrificando) 2 monstros e de 10 a 12 estrelas pode ser invocada ou baixada tributando (sacrificando) 3 monstros.Algumas cartas não obedecem a essa regra por causa de seus próprios efeitos ou de cartas mágicas ou armadilhas como por exemplo as Bestas Sagradas.

Regras de cartas

Existem os seguintes tipos de monstros e cartas:

  • Monstros Normais: Cartas que se aplicam a maioria das regras.
  • Monstros efeito: Possuem alguns efeitos, nem todas se aplicam a regra acima.
  • Monstros de fusão: 2 ou mais Monstros são unidos para criar um monstro mais forte pela carta de Polimerização e cards alternativos.Sua cor natural é roxo escuro.
  • Monstros Ritual : São monstros que precisam de um card de magia ritual para ativá-lo.
  • Monstros Synchro : São monstros que precisam de um monstro sintonia e um ou mais monstros que não sejam sintônia para ser invocados.Sua cor natural é branco.
  • Monstros Sintonia : São monstros usados para a invocação synchronizada, eles podem ter efeitos ou não, mas a descrição de ambos são desse tipo: tipo da carta/Sintonia.
  • Cartas Magicas: Cartas que ajudam a deixar seus monstros mais fortes, recuperar seus pontos de vida e auxiliar em outras coisas.Sua cor natural é verde.
  • Cartas Armadilhas: Cartas para deixar os monstro do inimigo mais fraco e auxilio em outras coisas.Sua cor natural é lilás.
  • Cartas Ritual: São magicas que lhe obrigam a sacrificar monstros para poder baixar outros montros mais fortes, são parecidos com cartas de fusão mas tem que sacrificar o número de estrelas igual ou maior ao monstro ritual, com exceção de algumas cartas.Ela é tratada com uma carta mágica.

Tipos de cartas

Cartas de monstros

As Monster Cards são utilizados para conseguir a vitória, já que com eles é possível atacar o oponente e se defender de seus ataques. Cada monstro conta com sua própria característica, como Nível (Estrelas), Ataque, Defesa, Efeito (se tiver), Raça e Atributo.

  • As estrelas (Level Star) indica a evolução do monstro, se ele tem de 1 a 4 estrelas, você pode invoca-los a campo sem problemas, a não ser quando o monstro tem um efeito especial que exija uma condição especial. Monstros de Level Star 5 a 12 necessitam de sacrifício de monstro que já estão no tabuleiro para serem invocados. Level Star 5 e 6 são necessários 1 sacrifício e de 7 até 9 estrelas pode ser invocada ou baixada tributando (sacrificando) 2 monstro e de 10 até 12 estrelas pode ser invocada ou baixada tributando (sacrificando) 3 monstros.
  • Ataque e defesa são indicados por pontuação, na construção de um deck nem sempre é bom levar em conta isso, pois monstros com alta pontuação exigem custo alto e monstros com baixa pontuação normalmente têm bons efeitos. Leve tudo isso em consideração ao montar um deck.

Efeito de monstro é uma adição a carta em si, monstros desta categoria são indicados pela cor Laranja e estes mesmos efeitos são variados.

Efeitos

  • Flip (virar): Para ativar o efeito, o monstro deve ser invocado Face-down (que é virado com a figura para baixo) e virado para cima posteriormente em seu próximo turno (pois você uma vez que trouxe 1 monstro do tabuleiro,não pode alterar a forma de invocação- virar para cima ou alterar de defesa para ataque por exemplo no mesmo turno). Mas não fique esperando seu oponente simplesmente ataca-los, vire sempre que puder, pois há monstros de efeito e cards de magia e armadilha que negam efeitos de flip monsters.
  • Continuous (Contínuo): Enquanto a carta estiver virada para cima, o efeito persiste. Porém, também há monstros de efeito e cards de magia e armadilha que podem vira-los para baixo.
  • Cost Effect: Para manter o efeito você deve pagar tributos exigidos pela carta, que se encontram no campo descrição. Normalmente quando você não pode pagar o que é exigido a carta é destruída.
  • Trigger e Multi-Trigger Effect: São cards especiais que só podem ser ativados sob certas condições descritas na carta.

Raça e Atributo

Certos efeitos de spell e trap cards só afetam monstros com certos atributos.

  • Raça: São 22 raças no total e em adição a elas o monstro ainda pode ter 5 categorias: espírito (spirit), união (union), gêmeos (gemini), animados (toon) e afinadores (tuners). Monstros espíritos retornam a mão na End Phase do jogador; monstros união podem ser equipados em qualquer monstro no tabuleiro (existem alguns com o monstro específico para equipar), com a vantagem de que quando o monstro está equipado com 1 monstro Union, ganha efeitos adicionais e não é destruído em batalha, mas o monstro Union é; gêmeos são monstros tratados como normais (sem efeito aparente)na primeira vez em que são envocados ao campo ou estão no cemitério e que ganham seus efeitos após uma re-envocação em campo ou por cartas que lhes dão esta condição; animados são monstros que podem atacar direto os Pontos de vida do oponente, independentemente se ele tiver ou não monstros em campo (exceto se for outro animado), quando a carta mágica Mundo da Fantasia está em campo e os sintonia são monstros que são usados em conjunto com outros monstros não-sintonia para que se possa envocar os monstros synchro ao campo. Quanto as raças, o monstro pode ser:
  • Fada
  • Água
  • Besta
  • Besta Guerreira
  • Dinossauro
  • Besta Divina
  • Dragão
  • Anjo
  • Mago
  • Demônio
  • Peixe
  • Inseto
  • Máquina
  • Planta
  • Pyro
  • Réptil
  • Rocha
  • Serpente Marinha
  • Trovão
  • Guerreiro
  • Besta Alada
  • Zumbi
  • Psíquico


Certos spell e traps cards só afetam determinadas raças.

  • Atributo: São 7 no total. Dark (trevas), Light (luz), Earth (terra), Water (água), Wind (vento), Fire (fogo) e Divine (divino).

Os monstros ainda podem ser Normal, Fusão, Ritual e Synchro. Monstros normais não tem condição especial de invocação, exceto aqueles que necessitam de tributos ou efeitos para serem baixados a campo. Porém, os monstros Fusion só podem ser invocados para o tabuleiro utilizando a carta mágica Polimerizaçao, e os dois ou mais monstros a serem fusionados devem estar na mão ou tabuleiro e a carta do monstro no deck de fusão. Estes monstros não contam no número de cartas do deck, são colocados no canto inferior esquerdo do tabuleiro (falaremos posteriormente sobre isso) e são identificados pela cor Roxa. Monstros de ritual também não podem ser invocados sem o seu específico magic card e os monstros exigidos para o sacrifício devem igualar ou superar o Level Star do monstro a ser invocado. Estes monstros costumam ser os mais raros e poderosos e são identificados pela cor Azul.Synchro é a mesma coisa de uma envocação de fusão mas ela só pode ser envocada especialmente com o uso dos monstros Tuner(afiandores) em campo e outros monstros não-Tuners que satisfaçam o requisito para tal envocação. Embora essa cartas não possam ser trazidas sem ser por sincro envocação, alguns efeitos de monstros, spell e trap cards podem envocá-los ao campo com condições especiais para isso. São identificados pela cor Branca.

Cartas mágicas

As Spell (antes chamadas de Magic) Cards são também divididos em categorias, estes cards você deve colocar em adição ao seu deck e ter uma estratégia para utiliza-los. Para utilizar, basta virá-los para cima se você desceu virado para baixo ou simplesmente desça-o virado para cima. Mas você precisa ter espaço em seu tabuleiro para isso. O limite é de 5 cards, não importando a condição (face-up ou face-down).

  • Normal: São cards que após a ativação são destruídos. Não tem ícone de identificação.
  • Ritual: Sem este magic card, você não consegue invocar monstros de cor azul. É identificado pelo ícone de uma chama.
  • Quick-Play: Como o próprio nome sugere (jogar rápido, em inglês), estes cards podem ser ativados tanto em seu turno quanto na Battle Phase do oponente (falaremos sobre depois). São destruídos após o fim do turno de ativação e tem o ícone de um raio.
  • Field (Campo): São cartas para mudar o tipo de terreno do tabuleiro, pois originalmente o tabuleiro é um terreno neutro. Porém após a ativação desta carta o campo vai favorecer certas raças de monstros. Abaixo segue alguns exemplos de tipos de terreno que favorecem raças:
    • Forest (Floresta): Raças favorecidas: beast, beast-warrior, insect, plant.
    • Portal de fusão (Fusão): Permite que sejam feitas fusões constantes: favorece monstros usados como material de fusão.
    • Mountain (Montanha): Raças favorecidas: dragon, winged-beast, thunder.
    • Sogen(Campina): Raças favorecidas: beast-warrior, warrior.
    • Umi (Oceano): Raças favorecidas: aqua, fish, sea serpent, thunder. Raças prejudicadas: machine, pyro.
    • Yami (Trevas): Raças favorecidas: fiend, spellcaster. Raças prejudicadas: fairy.
    • Wasteland (Deserto): Raças favorecidas: dinossaur, rock, zombie.

Existem cartas de campo que favorecem os montros por atributos. Há 6 tipos de terreno que favorecem atributos:

    • Mystic Plasma Zone (Zona Mística de Plasma): Atributo favorecido: Dark.
    • Luminous Spark (Clarão Luminoso): Atributo favorecido: Light.
    • Gaia Power (Poder de Gaia): Atributo favorecido: Earth.
    • Umiiruka (Umiiruka): Atributo favorecido: Water.
    • Rising Air Current (Corrente de Ar Ascendente): Atributo favorecido: Wind.
    • Molten Destruction (Destruição Fundida): Atributo favorecido: Fire.

No caso das cartas de campo que favorecem raças, a pontuação de ataque e defesa aumenta em 200 pontos para favorecidas e dinminui 200 pontos para prejudicadas. No caso das cartas que favorecem atributos, a pontuação de ataque aumenta em 500 pontos e a defesa diminui em 400 pontos e não há atributos prejudicados. Quando ativado, este card vai para a área eapecífica, que está acima do Fusion Deck (posicionamento de cards será falado posteriormente) e somente 1 card deste tipo pode ficar em jogo. Portanto, ao ativar 1 novo Field card, o anterior é destruído. São identificados pelo ícone de uma estrela.

  • Equip (Equipamento): São cards utilizados para equipar em um monstro no tabuleiro e dar-lhe um efeito específico. Somente são removidos do campo quando o monstro equipado é removido do campo ou se o card for destruído. São identificados pelo ícone de uma cruz.
  • Continuous (contínua): Enquanto o card estiver em jogo virado para cima, o efeito persiste até a destruição da carta. É identificada pelo ícone infinito ("o oito deitado").

Cartas armadilhas

Os Trap Cards são parecidos com as Spells, com a diferença que devem ser colocados virados para baixo no tabuleiro e esperar o próximo turno ou o turno do oponente para ativa-lá. Estes cards também contam com ícones iguais aos das Spells, com algumas diferenças: Normal, Continuous e Counter (contenção).cartas armadilhas normais tem a mesma velocidade de cartas quick-playCounter: São cards que só podem ser ativados em resposta a invocação de monstros ou ativação de cartas mágicas e outra armadilha. São destruídas após a ativação, que normalmente tem um custo para ativar (descartar cards da mão, pagar pontos de vida).nesse jogo cada carta tem sua velocidade essas são três.

  • Spell e Traps Normais, contínuas e equipamentos: Velocidade 1
  • Quick-play: Velocidade 2
  • Counter: Velocidade 3

Assim, as cartas normais destroem normais que são destruídas por Quick-Play que podem ser ativadas em qualquer turno que são destruídas por Counters que só podem ser ativadas no momento em que seu oponente ativa uma carta Armadilha ou Mágica ou Efeito de Monstro dependendo do Efeito do Counter. Cartas Counter só podem ser destruídas por outras cartas Counter elas podem destruir qualquer outra. Algumas cartas continuas não permitem a avaliação de outras desde que já estejam ativadas e outros monstros também.

Tabuleiro

O tabuleiro de jogo vem com um Starter Deck (Deck Inicial) e dispnibiliza 14 espaços (7x2) desta seguinte maneira:

Field-Monster-Monster-Monster-Monster-Monster-Graveyard
Fusion-Magic/Trap-Magic/Trap-Magic/Trap-Magic/Trap-Magic/Trap-Deck

Campo de batalha

  • O Campo de batalha deve ser equipado e dividido em 2 partes. (Geralmente a parte de baixo e para o uso de Trap Cards e Magic Cards.).
  • Quando um monstro e lançado na superfície de campo de uma Magia ou Trap Cards, ele é automaticamente destruído, e acontece o mesmo se uma Carta de Magia for lançada no campo de monstros.
  • No máximo você apenas pode ativar 5 monstros, e 5 Magic Cards ou Trap Cards, o sexto monstro ou trap, magic card, que será lançado em campo, sera automaticamente voltado a mão do seu dono.

Field é o espaço onde se ativa cartas mágicas que mudam o terreno do jogo, que inicialmente é neutro. Graveyard (cemitério) é onde são enviadas as cartas já destruídas. Os cards devem ser colocados face para cima e alguns efeitos de monstro e cartas mágicas e armadilhas podem retirar cards do cemitério. Isso significa que de acordo com o efeito descrito, o card pode voltar ao tabuleiro ou para sua mão, ser retirado de jogo (ser retirado é remover deste campo o card, e este não pode mais ser utilizado no duelo corrente esceto pelo efeito de cartas magicas como "Miracle Dig"(Escavação Milagrosa) que permite voltar montros retirados do jogo). Fusion é o espaço onde deve ser colocado os monstros de fusão que você optou por ter em seu deck. Como estes cards não contam para a montagem do deck, ganham em separado um espaço no tabuleiro. Quando uma fusão é feita, seleciona-se o monstro destes cards que estão no tabuleiro. Deck é o espaço onde coloca-se seu baralho com a face para baixo. Você só pode ver os cards antes de comprá-los (Drawn no original inglês), ou seja, tirar um card do deck ou virá-lo para cima se efeitos de cards permitirem isso. Você só pode comprar 1 card por vez no ínicio do seu turno, porém há monstros, cartas mágicas e armadilhas que permitem retirar mais de 1 card para compra ou quando o efeito lhe permite escolher 1 card do deck, você deve ver qual card quer e embaralhar o deck, colocando-o novamente virado para baixo.

Fases de jogo

O jogo de cards Yu-Gi-Oh! é como um RPG, organizado em turnos. Estes turnos são organizados em fases(Phases no original inglês). Estas fases organizam o turno do jogador,que se alternam seguindo as fases até obter um vencedor.

  • Draw Phase(fase de compra): ao iniciar o turno, antes de fazer qualquer ação é obrigatório pegar um card do topo do deck. Se você não puder comprar um card, é declarado perdedor.
  • Standby Phase(fase de espera): nesta fase, verifique se há algum card que deve ou pode ser ativado neste momento. Senão, passe para a próxima fase.
  • Main Phase 1(fase principal): nesta fase, você pode organizar seu tabuleiro colocando cartas mágicas e armadilhas e invocando monstros. Se houver mostros em seu tabuleiro, poderá mudar o modo como eles estão(alterando de ataque para defesa ou vice-versa)ou virando-os para cima. Você pode ativar cartas mágicas ou armadilhas.
  • Battle Phase(fase de batalha): agora você pode começar as ações de ataque ao tabuleiro adversário. Escolha 1 monstro seu para atacar e outro do oponente para ser atacado. Neste momento, somente cartas mágicas Quick-Play ou armadilhas podem ser ativadas.
  • Main Phase 2: esta fase tem o mesmo objetivo da 1, serve mais para reorganizar seu tabuleiro após a fase de batalha.
  • End Phase: nesta fase, se você tiver mais de 6 cards na mão, descarte as excedentes, a menos que um card lhe permita. Termine seu turno e passe a vez para o oponente.

Como vencer o duelo

Um duelo termina quando os pontos de vida de um dos jogadores é zerado(se ambos chegarem a 0, é considerado empate). Mas há condições especiais que podem lhe garantir uma vitória automátca.

  • Exodia: se você conseguir reunir as 5 partes de Exodia (Exodia the Forbidden One, Right Leg of the Forbidden One, Right Arm of the Forbidden One, Left Leg of the Forbidden One, Left Arm of the Forbidden One) você vence o duelo automaticamente.
  • Destiny Board: o feitiço destiny board consiste na ativação do Trap Card Destiny Board, seguido de suas Spirit Messeges I,N,A,L(que são cartas mágicas). Após a ativação da carta armadilha destiny board(tem um F grafado na carta), ative uma após outra, em sua respectiva ordem e uma a cada turno, as spirit messages. A posição de cada carta é única, deve ser formada a palavra FINAL, ou seja, ative destiny board, depois spirit message I, spirit message N, spirit message A, spirit message L para vencer o duelo automaticamente independente da situação. Porém, se uma destas cartas é destruída, todas as outras serão.

Estas 2 condições são difíceis de se realizar, principalmente o feitiço Destiny Board, pois se uma das cartas é destuída, todas as outras serão, o que o torna mais difícil que Exodia.

  • Final Countdown: O meio mais fácil de derrotar seu oponente. O efeito desta carta mágica reduz o jogo a 20 turnos (10 seu e 10 do oponente) ao final do 20 turno o usuario da carta vence o duelo.

Mas é recomendável usar da maneira mais rápida e direta(que é zerando os pontos de vida do que aguardar estas cartas, pois o próprio oponente pode tomar a dianteira e zerar seus pontos primeiro). Exodia deve estar completo (Exodia the Forbidden One, Right Leg of the Forbidden One, Right Arm of the Forbidden One, Left Leg of the Forbidden One, Left Arm of the Forbidden One) em sua mão para usar seu efeito e vencer o duelo, então baixar suas partes no campo não ativa seu efeito. A pontuação de suas partes é baixa(200 ATK/300 DEF para as pernas e braços e de 1000 ATK/1000 DEF para sua cabeça), sendo destruído facilmente por monstros de pontuação intermediária. Mas você pode reave-las do cemitério com cartas mágicas e armadilhas. Já Destiny Board você pode até recuperá-las do cemitério, mas elas vão voltar no máximo para sua mão (ou deck, de acordo com o efeito do card usado) sendo inútil trazê-las de volta sem as outras.

Orientações básicas

  • Metade do seu deck ser de Trap Cards e Magic Cards. (Ficando equilibrado o seu jogo)
  • Não coloque apenas no seu deck, monstros fortes, alguns deles produzem effect (Effect é uma habilidade especial qua varia dependendo do monstro e pode ser usado contra o do seu inimigo. Ex. Mágico de Caos: As cartas atacadas com ele serão removidas do duelo).
  • Mantenha sempre um pensamento ciente sobre o do seu adversário. (Antes do jogo é bom saber como é o estilo de jogo de seu oponente. As vezes ele sai no contra-ataque ou tem vezes que executa ataque-total).
  • Mantenha sempre uma magia ou armadilha para cada monstro seu em campo. (Para salvá-los do cemitério. Ex. Monstro Renascido: Renasce um monstro de teu cemitério; Magic Cylinder:Nega o ataque de um monstro inimigo e inflinge danos aos Life Points do inimigo igual ao ataque do monstro que te atacou.).

 
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